quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Frango à Brás

Esta receita surgiu em consequência de existirem umas sobras de frango assado pelo frigorífico! Andava pela net à procura de uma receita de aproveitamentos quando vi que havia muita gente a fazer frango à brás, exactamente igual ao bacalhau à brás. No entanto, na minha pesquisa encontrei algumas variações sem ovos e que usavam molho bechamel, o que para mim calhou bem, já que havia também um pacote aberto no frigorífico à espera de destino! Acabei por não seguir nenhuma à risca e fui inventando um pouco ,por isso, as quantidades não estão muito certas mas vou tentar reproduzir o melhor possível.

Ingredientes (2 pessoas):
  • sobras de frango ja cozinhado (assado ou cozido)
  • 1 cebola
  • 3 ou 4 batatas
  • molho bechamel (era mto pouco, provavelmente metade de um pacote pequeno)
  • queijo ralado para polvilhar
  • pimenta
  • noz-moscada
  • presunto
  • azeite
Preparação:

Ligue o forno a 200 ºC. Eu não fritei as batatas, agora costumo fazer no forno da seguinte maneira: unte um tabuleiro com azeite e cubra-o com as batatas cortadas aos palitos. Deite sal e salpique com azeite. Leve ao forno bem quente por +- 30 min, mexa para todas as batatas ficarem cozinhadas. Entretanto, corte a cebola às rodelas e aloure-a no azeite. Corte o presunto (não é essencial, usei porque havia no frigorífico e porque cá em casa, com excepção de mim ,gostam) aos cubinhos e junte à cebola. Quando estiver douradinha junte o frango desfiado e mexa. Quando as batatas estiverem prontas junte-as ao frango e envolva bem, tempere com pimenta e noz-moscada (sal não é necessário, tanto as batatas como o presunto têm). Deite um pouco de molho bechamel até ver que fica tudo bem envolvido (não demasiado se não fica enjoativo). Coloque num pirex, polvilhe com o queijo ralado a gosto (usei mozzarela) e leve ao forno só para gratinar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu e a minha mãe já estamos aqui todas babadas :) Quando houver frango aki por casa vai ser a próxima receita!! Beijoca amiga nix *

risonha disse...

tem muito bom aspecto...
ainda ontem tinha sobras de frango e nunca me lembro de o fazer desta maneira.

Anónimo disse...

Gostei, vou experimentar. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). apareça por e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Anónimo disse...

Gostei, vou experimentar. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). apareça por e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Anónimo disse...

Gostei, vou experimentar. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). apareça por e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira